28-Set-2016
Início
Busca no site
Na Mídia
Fale conosco
Receba nossa Newsletter
Trabalhe Conosco
Publicações Científicas
 
LÁBIOS E BOCA

O que é queiloplastia?
É o tratamento cirúrgico do lábio senil (envelhecido).

Quais são as alterações estéticas que encontramos na região dos lábios?
Queda do lábio superior que se torna muito longo, pouca projeção do vermelhão do lábio que fica ¨apagado¨ e fino, pequenas rugas e vincos ao redor da boca, além de manchas.

Quais são as causas destes problemas?
As principais causas que determinam o envelhecimento dos lábios são o cigarro, a ação dos músculos e as alterações dentárias.

Que tratamentos são utilizados no rejuvenescimento dos lábios?
O tratamento irá variar de acordo com as características de cada caso, podendo ser cirúrgico ou não. No caso da queiloplastia, uma pequena porção de pele é removida da parte mais alta do lábio superior, junto ao nariz. Realizada sob anestesia local, a cicatriz é pouco perceptível e fica escondida sob as narinas. O resultado é natural, dando maior projeção e beleza ao lábio superior.

Em lábios muito finos e retraídos, o enxerto de gordura traz ótimos resultados. Realizado sob anestesia local, tem a vantagem de utilizar tecidos do próprio paciente, não havendo, portanto, rejeição.

É, em parte, absorvido com o tempo, podendo, entretanto, ser repetido. Quando existirem muitas rugas nesta região, poderá ser necessária a realização de um peeling, microdermoabrasão ou tratamento com laser, trazendo, igualmente, bons resultados.

Alguns produtos injetáveis como o Ácido Hialurônico, também são utilizados na modelagem, aumento e proteção dos lábios e atenuação dos sulcos da face.

FACE - LIFTING

O que é?
Facelift ou ritidoplastia é a cirurgia realizada na face e pescoço, com a finalidade de atenuar os sinais de envelhecimento.

Quais são os sinais de envelhecimento da face?
Os sinais de envelhecimento se evidenciam através dos sulcos profundos ao redor da boca, flacidez da pele, perda do contorno da mandíbula e do pescoço, excesso de gordura na papada, rugas na testa, lábios e entre as sobrancelhas, pés-de-galinha, excesso de pele e gordura nas pálpebras, queda da porção lateral das sobrancelhas e do canto da boca e pouca projeção dos lábios. Estas alterações podem ocorrer em conjunto ou isoladamente.

Quais são as causas de envelhecimento da face?
São muitos os fatores que contribuem para o envelhecimento facial. Entre eles encontram-se as características genéticas, o stress, exposição solar (fotoenvelhecimento), dieta inadequada, consumo exagerado de álcool e cigarro.

A partir de que idade é possível operar a face?
Não há idade ideal e cada caso deve ser avaliado. Quanto mais cedo for realizada a cirurgia, melhor a qualidade da pele e, consequentemente, seu poder elástico e de retração, trazendo, assim, melhores resultados.

Que tipo de anestesia é utilizada? É necessária internação?
Normalmente a anestesia utilizada é a local. O anestesista estará presente na sala de cirurgia, deixando o paciente sedado e tranquilo com o uso de medicações. A cirurgia é ambulatorial, ou seja, a alta ocorre no mesmo dia da cirurgia.

Como são os curativos?
Normalmente não se utilizam curativos, proporcionando assim maior conforto e bem estar ao paciente, além de menor edema. A higiene da face e couro cabeludo ficam, igualmente, facilitados. O cabelo pode ser lavado no dia seguinte.

Onde estão localizadas as incisões e quando são retirados os pontos?
Dependerá de cada caso. Em geral localizam-se dentro do couro cabeludo, na região anterior à orelha e atrás da mesma, sendo muito pouco perceptíveis. Nas pálpebras superiores, estão localizadas no sulco que formamos ao abrirmos os olhos. Nas inferiores, próximo aos cílios ou mesmo por via interna (dentro do olho). A partir do 3° dia os pontos são retirados, momento em que já é possível usar maquiagem.

Dependendo do caso, pode-se optar pela utilização da videocirurgia onde conta-se com o auxílio de câmeras de vídeo e instrumental adequado, diminuindo o tamanho das cicatrizes.

Como é o pós-operatório e quando é possível perceber o resultado?
Não existe dor ou desconforto no período pós-operatório, apesar de algum edema inicial. Nas primeiras semanas há uma diminuição da sensibilidade da face que melhora em pouco tempo. A volta à rotina dá-se em aproximadamente uma semana. É mandatória a utilização de protetor solar. O resultado, apesar de poder ser apreciado nos primeiros dias, melhora com o passar das semanas.

Quais são e quanto tempo duram os resultados?
A face fica mais rejuvenescida, expressiva e alegre, com sulcos menos marcados e contornos mais bem definidos. Os resultados devem ser sempre naturais, não deixando transparecer que a pessoa fez uma cirurgia. A duração dos resultados varia de caso a caso, mas não dura para toda a vida.

É possível associar mais de uma cirurgia na face?
Sim, geralmente a ritidoplastia é associada à cirurgia das pálpebras, lipoaspiração da papada, dermoabrasão do lábio, laser ou a um peeling.

Quando poderei me expor ao sol?
Desde que se utilize um protetor solar adequado, em duas semanas já é possível se expor ao sol.
 

 
< Anterior   Seguinte >
 

Av. Augusto Meyer 163 conj. 1203 • Bairro Higienópolis • CEP. 90550-110 • Porto Alegre / RS - Brasil • Fone/fax: +55 (51) 3342-7722 • Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email