labio

Ácido hialurônico é um polissacarídeo de origem biológica. Está presente na pele e outras regiões do nosso corpo.

Quais sãos as funções do ácido hialurônico?

Hidrata os tecidos e lubrifica-os, estabiliza as células e forma uma matriz de sustentação da pele.

Por que utilizar esta medicação nos tratamentos estéticos?

Inicialmente, por ser um produto biológico, não permanente e que possuímos na pele. Estamos, portanto, repondo algo que originalmente existe em nosso organismo. Além de preencher sulcos ou aumentar pequenas áreas, alguns estudos mostram sua capacidade de auxiliar na formação de colágeno.

Quais as principais indicações do ácido hialurônico?

Está indicado no tratamento de sulcos e rugas, aumento dos lábios e maçãs do rosto. Pode ser aplicado nas pálpebras inferiores, lóbulo de orelhas, na melhora do contorno facial e também na mãos envelhecidas. O termo “harmonização” facial passou a ser utilizado recentemente para designar um procedimento que, na realidade, já vinha sendo realizado por médicos especialistas há muitos anos. Refere-se justamente à utilização do ácido hialurônico em suas diferentes apresentações com a finalidade de obter uma melhora estética da face.

Todos os ácidos são iguais?

Existem diferentes tipos de ácidos hialurônicos, com densidades, concentrações e características que estão indicadas segundo cada tipo de tratamento. Seu efeito é temporário e pode ser repetido sempre que desejado. Como todo tratamento estético, os resultados devem ser naturais. Outro efeito benéfico do uso deste produto é a possibilidade de produzir uma revitalização dos tecidos, tonificar estruturas profundas, estimular o colágeno e hidratar. Este recurso é denominado biorevitalização.

Há riscos com o uso do ácido hialurônico?

Como em todo tratamento médico, sempre há riscos. Deformidades, nódulos, inflamação, infecção e até problemas vasculares com sérias consequências podem ser produzidos pela aplicação deste produto. Em alguns casos, o uso de hialuronidase pode estar indicado. Trata-se de uma enzima capaz de dissolver o ácido hialurônico, caso necessário. Por tudo isso, sempre é importante buscar um profissional médico treinado não só para realizar este tratamento como também para manejar possíveis complicações.