Nas orelhas em abano ou em asa existe um afastamento das orelhas em relação à cabeça. Otoplastia é a cirurgia destinada a tratar esta deformidade.

Orelhas em abano e constrangimento

Esta característica é motivo de constrangimento e fonte de complexos e apelidos.

Por que as orelhas estão abertas?

A cartilagem das orelhas possui uma arquitetura com dobras e saliências. Esta cartilagem determina sua forma e posição. Algumas alterações da cartilagem como a deficiência de algumas dobras, faz com que elas pareçam grandes e afastadas da cabeça. Pode haver comprometimento de uma ou ambas as orelhas. Daí a denominação de orelhas em asa, abertas ou em abano.

Quando pode ser corrigida esta deformidade?

Se possível deve ser corrigida precocemente, a partir dos cinco ou seis anos, prevenindo potenciais traumas psicológicos, apelidos ou constrangimentos por parte da criança ou adolescente.

Como é realizada a cirurgia?

A otoplastia pode ser realizada sob anestesia local. As cicatrizes são praticamente imperceptíveis e localizadas na parte posterior das orelhas. Geralmente não há maior desconforto e o retorno à escola ou rotina se dá em poucos dias.

Como ficam as orelhas operadas?

Os resultados costumam ser naturais, trazendo harmonia facial e, principalmente, importante benefício emocional ao paciente. Muitas vezes esta cirurgia de correção de orelhas em abano acaba ressocializando o jovem, alvo de chacotas e apelidos.