Rinoplastia é a cirurgia plástica do nariz.

Quais as principais alterações estéticas do nariz?

O nariz pode ser longo demais, grande, largo, com ponta caída ou pouco delicada, narinas grandes ou aparentes, entre outras.

Quais são os objetivos rinoplastia?

Aprimorar a forma e obter uma adequada proporção deste órgão com o resto das estruturas da face, além de manter ou melhorar a qualidade da respiração. Por isso é chamada rinoplastia estético-funcional, sendo, algumas vezes, associada à cirurgia do septo nasal ou cornetos.

Há idade mínima para fazer uma rinoplastia?

De um modo geral, é possível realizar uma rinoplastia a partir dos 13 anos de idade. Fatores como o grau de desenvolvimento da estrutura nasal, a maturidade emocional do paciente e as expectativas quanto a resultados devem também ser levados em conta.

Como é a cirurgia?

Geralmente a plástica do nariz é realizada por via interna. As incisões estão localizadas dentro do nariz. Portanto, não há cicatrizes evidentes. Algumas vezes, pode-se realizar a rinoplastia aberta, com cicatrizes pequenas e dissimuladas na base nasal.

Que tipo de anestesia é utilizada? É necessária internação?

A rinoplastia é uma cirurgia ambulatorial onde o paciente tem alta no mesmo dia. Normalmente é realizada sob anestesia local com a presença do anestesista.

Como é o curativo?

Utiliza-se uma delicada contenção moldável de plástico no nariz durante uma semana. Este curativo oferece maior conforto, é mais discreto e permite que o nariz seja molhado no banho.

E o pós-operatório?

Normalmente não há dor após a cirurgia. Pode haver um pouco de inchaço e dificuldade respiratória já que a cirurgia é realizada por dentro do nariz. Desde que o paciente não se exponha a atividades que possam elevar sua pressão arterial (exercícios físicos, calor direto), em geral, a partir do terceiro ou quarto dia, já é possível retornar à rotina diária.

Como é o resultado?

O resultado da rinoplastia deve ser sempre natural, não evidenciando haver sido realizada cirurgia. O nariz deve estar em harmonia com o resto da face e sua função preservada, ou seja, a capacidade respiratória mantida. O resultado definitivo pode demorar aproximadamente um ano.