Lifting

Lifting, Facelift ou Ritidoplastia é a cirurgia realizada na face e pescoço com a finalidade de atenuar os sinais de envelhecimento.

Quais são os sinais de envelhecimento?

Sulcos ao redor da boca (bigode chinês), flacidez, perda do contorno da mandíbula e pescoço, gordura na papada, rugas de expressão, excesso de pele e bolsas de gordura nas pálpebras, queda das sobrancelhas e do canto da boca. Alterações dos lábios e envelhecimento da pele também podem estar presentes.

A partir de que idade é possível realizar o lifting?

Não há idade ideal. Cada caso deve ser analisado.

Que tipo de anestesia é utilizada?

Normalmente a anestesia utilizada é a local com a presença do anestesista, deixando o paciente sedado e tranquilo.

Como são os curativos?

Normalmente não se utilizam curativos.

Onde estão localizadas as incisões?

Com a evolução das técnicas e recursos como laser e videocirurgia, o tamanho e quantidade de cicatrizes diminuíram bastante. Em geral estão limitadas à região anterior da orelha e atrás da mesma, sendo pouco perceptíveis. Nas pálpebras superiores, está localizada no sulco que formamos ao abrirmos os olhos. Nas inferiores, próxima aos cílios ou mesmo por via interna (dentro da pálpebra).

Como é o pós-operatório?

Há pouco desconforto no período pós-operatório. A volta à rotina ocorre em aproximadamente uma semana.

E os resultados?

A face fica mais rejuvenescida, expressiva e alegre, com sulcos menos marcados e contornos mais bem definidos. O resultado deve ser sempre natural, não deixando transparecer que a pessoa fez uma cirurgia. Não há beleza sem naturalidade. Passados alguns anos, caso necessário, novo procedimento poder ser realizado.

É possível associar mais de uma cirurgia na face?

Sim, geralmente a ritidoplastia é associada à cirurgia das pálpebras, lipoaspiração da papada, dermoabrasão do lábio, laser ou a um peeling.