Hiperidrose axilar é um aumento na produção do suor nas axilas. Leva a um desconforto e constrangimento, principalmente nas mulheres.

Quais as causas da hiperidrose?

O suor excessivo nas axilas é determinado por uma parte de nosso cérebro. Ocorre um estímulo exagerado à produção do suor, no caso, nas axilas.

A hiperidrose é uma doença?

Na maioria das vezes, o estímulo aumentado não está relacionado com nenhuma alteração clínica.

Que fatores podem estar relacionados com o suor excessivo?

Obesidade, alterações hormonais, stress, alterações metabólicas, entre outras. Sabe-se que o fator hereditário também está relacionado.

Qual o problema de suar em excesso nas axilas?

Principalmente em mulheres, ocorre um desconforto e constrangimento. A sudorese em excesso ocorre também durante a noite, no inverno ou mesmo em pacientes tranquilos.

Quais os principais tratamentos?

Cremes antiperspirantes tópicos, iontoforese (tipo de corrente elétrica), medicamentos via oral. Normalmente estes recursos são tediosos e não costumam trazer resultados satisfatórios.

E a cirurgia nas axilas?

A cirurgia nas axilas pode trazer bons resultados mas não é isenta de riscos e complicações como cicatrizes, infecção ou diminuição de sensibilidade. Simpatectomia, cirurgia realizada por vídeo, secciona alguns nervos no tórax. Pode ser efetiva mas em muitos casos pode ocorrer hiperidrose compensatória em outras áreas do corpo.

E a aplicação de toxina botulínica?

Aplicação de toxina botulínica bloqueia o estímulo que o cérebro envia às glândulas sudoríparas. Com isso há uma melhora importante na hiperidrose. Apesar de duração temporária, a aplicação da toxina pode ser repetida após alguns meses.

O laser funciona no tratamento do suor excessivo nas axilas?

Recentemente, o laser foi incorporado ao tratamento da hiperidrose axilar. Realizado sob anestesia local, o laser elimina parte das glândulas sudoríparas. O laser também pode atenuar os sintomas de odor desagradável conhecido como bromidrose ou osmidrose.

Por que é importante tratar a hiperidrose axilar?

O suor em excesso leva a um comprometimento na qualidade de vida, relação interpessoal, profissional e familiar. O tratamento adequado deste problema aumenta a autoestima do paciente, tornando-o mais seguro e confiante.