A micose nas unhas ou onicomicose acomete até 10% da população.

Quais as causas da micose das unhas?

Metade dos problemas que comprometem as unhas é devida à presença de fungos. A onicomicose é mais comum em homens e sua incidência aumenta com a idade.

Qual o aspecto das unhas com onicomicose?

As unhas ficam com aspecto quebradiço e deformadas. Podem se apresentar mais grossas, escamam e são de coloração variada, dependendo do tipo de fungo presente.

Quais são as opções clássicas de tratamento?

Os tratamentos tradicionais incluem medicamentos orais e tópicos. Muitos apresentam riscos de toxicidade. A falta de opções terapêuticas efetivas, rápidas, econômicas e sem efeitos colaterais significativos são algumas das causas de pouca adesão aos tratamentos clássicos. Além disso, o abandono ao tratamento é frequente.

Como funciona o laser na micose das unhas?

Recentemente, o laser passou a fazer parte da terapêutica da micose de unhas. O tratamento com laser requer apenas algumas sessões de minutos com pouco desconforto ou riscos. Este recurso tem se mostrado seguro e com pouquíssimos efeitos secundários. Além disso, não necessita de nenhum tratamento via oral. Alguns estudos americanos mostram bons resultados em mais de 88% dos casos no tratamento da onicomicose com laser. O laser é aplicado em todo o leito das unhas e em ambos pés ou mãos. Não necessita anestesia e o paciente retorna imediatamente à sua rotina.