Quanto mais precoce, melhor o resultado no tratamento das estrias.

Quais as causas das estrias?

As estrias surgem após um estiramento importante da pele e ruptura de suas fibras elásticas.

Qual a característica de uma estria recente?

As estrias jovens ou recentes são avermelhadas ou rosadas. Podem produzir coceira, serem elevadas e até mesmo apresentar desconforto ou dor.

E as estrias antigas?

As estrias mais velhas são esbranquiçadas. Podem ficar alargadas, irregulares e, algumas vezes, deprimidas. Nas mulheres grávidas as estrias são escuras devido ao estímulo hormonal.

Estrias têm cura?

O surgimento das estrias depende de uma tendência pessoal. Estas alterações atróficas da pele ainda não têm cura definitiva. Porém, podem apresentar importante melhora desde que tratadas precocemente.

Há prevenção contra as estrias?

Alguns cuidados podem ajudar na prevenção das estrias. Evitar variação rápida e exagerada de peso, boa hidratação da pele, ingestão líquida abundante, dieta equilibrada e atividade física regular podem atenuar o aparecimento e avanço das estrias. Estes cuidados devem ser redobrados na puberdade, adolescência e gravidez (mamas e barriga), períodos de maior mudança no corpo das mulheres.

Quais são os tratamentos médicos disponíveis atualmente?

As estrias que melhor respondem ao tratamento são as mais jovens, avermelhadas. Os tratamentos visam melhorar o aspecto das lesões, estimulando a formação de colágeno. Os principais recursos são a mesoterapia ou intradermoterapia (aplicação de medicamentos), peelings e ácidos, subcisão, dermoabrasão, agulhamento e micro-dermoabrasão.

O laser pode ser útil no tratamento das estrias?

A utilização da tecnologia laser e da luz pulsada pode trazer resultados excelentes no tratamento das estrias. Algumas vezes utilizam-se diferentes tipos de lasers, buscando clarear as estrias, reduzir seu tamanho e estimular a produção de colágeno. Os melhores resultados costumam aparecer com a associação de mais de um método.