25-Jul-2016
Início
Busca no site
Na Mídia
Fale conosco
Receba nossa Newsletter
Trabalhe Conosco
Publicações Científicas
 
Mãos: Elas também envelhecem.

À semelhança de todo nosso organismo, as mãos sofrem com o tempo, um processo global de envelhecimento. Estas modificações progressivas acabam determinando um comprometimento estético e deixando as mãos envelhecidas. Hoje, a medicina possui muitos e modernos recursos que buscam retardar este processo e melhorar o aspecto destas áreas.

O ser humano deve toda sua evolução a, principalmente, dois fatores: seu cérebro e suas mãos. Foram suas mãos que ao longo do tempo, fizeram com que toda a atividade cerebral se materializasse. Se não fossem elas, a roda não existiria, o homem não seria capaz de se dedicar à caça e outras atividades que o acabaram levando ao nível de desenvolvimento atual. A mão que mata também pode levar à paz. A bela e atraente mão, muitas vezes sensual, infelizmente, sofre modificações progressivas em sua aparência. A preocupação com a estética facial e corporal também é muito antiga. Porém, pouca atenção e recursos foram dedicados aos cuidados, prevenção e preservação estética e funcional das mãos. Neste artigo, abordaremos os principais recursos hoje disponíveis para o tratamento cosmético e rejuvenescimento das mãos.

À semelhança da face, as mãos passam praticamente toda nossa vida expostas às intempéries da natureza como os raios solares, vento, poluição e em contato com agentes agressivos como a maioria dos produtos de limpeza ou até cosméticos inadequados e de má qualidade. Estes fatores, aliados às características genéticas, acabam determinando, principalmente em pessoas de pele clara e sensível, uma série de modificações. As principais alterações que as mãos podem apresentar são: alterações na coloração com aparecimento de manchas escuras ou pálidas, comprometimento geral da pele com seu enrugamento, afinamento, desidratação e ressecamento, perda da elasticidade e diminuição da fina camada de tecido gorduroso que existe logo abaixo da pele. As veias acabam ficando mais visíveis, por transparência, levando a um aspecto rude e pouco agradável. Estas características estão presentes fundamentalmente no dorso das mãos e dedos, justamente por ser estas as regiões mais exposta à radiação solar e por possuir pele mais fina. Os sinais de envelhecimento surgem a partir dos 50 anos, algumas vezes mais cedo, e costumam ser mais evidentes nas mulheres.

Tratamentos, o laser também rejuvenesce as mãos

Atualmente, a cirurgia plástica e a dermatologia possuem vários tratamentos que visam melhorar a estética das mãos. Cada alteração tem um tratamento específico; assim, a diminuição do tecido subcutâneo pode ser corrigida através da injeção de gordura (que é previamente preparada para que permaneça por mais tempo no local), as manchas e alterações de pigmentação são tratadas com peelings, despigmentantes e, mais recentemente, com uma evolução do laser denominada luz pulsada. Este último procedimento é denominado fotorejuvenescimento ou laser não ablativo (pois não lesa a pele). Trata-se de uma nova aplicação da energia luminosa e é utilizada no rejuvenescimento da pele fotoenvelhecida e com alteração de pigmentação. Pode ser aplicada em toda a face, pescoço, mãos ou corpo. O laser atua sobre a pele e o colágeno, produzindo importante melhora em sua aparência, suavizando manchas, rugas e até pequenos vasinhos. Diferentemente do tratamento tradicional, este método não possui período de recuperação, possibilitando ao paciente o retorno imediato à sua rotina. Os vasos sangüíneos mais aparentes podem, em casos selecionados, ser removidos, buscando, com isso, uma melhora global para as mãos. Dessa forma, a vaidade e busca pela beleza e juventude pode também incluir também cuidados gerais e tratamentos, muitas vezes preventivos, às mãos.

Dr. Alberto Goldman CREMERS 14581
Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
Membro International Society of Aesthetic Plastic Surgery
Membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia

 
< Anterior   Seguinte >
 

Av. Augusto Meyer 163 conj. 1203 • Bairro Higienópolis • CEP. 90550-110 • Porto Alegre / RS - Brasil • Fone/fax: +55 (51) 3342-7722 • Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email