27-Ago-2016
Início
Busca no site
Na Mídia
Fale conosco
Receba nossa Newsletter
Trabalhe Conosco
Publicações Científicas
 
Laser Não Ablativo - Fotorejuvenescimento ?

Laser Não Ablativo Uma luz que limpa a pele.
Pele inchada, sensível, vermelha e brilhante. Inconvenientes comuns no tratamento tradicional com laser na face. Apesar de resultados bastante positivos sob o ponto de vista estético, o arrastado período de recuperação e conseqüente afastamento da rotina diária acabou tornando difícil e limitada a aceitação deste tipo de tratamento.
Atualmente, através da utilização de novos conhecimentos da tecnologia laser, surge uma opção no tratamento de rugas, manchas e pequenos vasos sem necessidade de período de recuperação ou transtornos na pele. Trata-se do Fotorejuvenescimento ou Laser não Ablativo, um novo tratamento com rápida recuperação.

Fotoenvelhecimento da pele

As principais causas do envelhecimento cutâneo são os estímulos hormonais, o tabagismo, características genéticas, poluição e maus cuidados com a pele, além do efeito danoso da luz. O fotoenvelhecimento é um processo de aceleração do envelhecimento da pele, provocado pela exposição crônica ao sol. Manifesta-se através do surgimento de manchas, rugas, vincos, pequenos vasinhos, sardas, alteração da textura e até mesmo lesões, as quais podem levar ao câncer de pele. Essas alterações, freqüentes a partir da quarta década de vida, começam a ser vistas em pessoas cada vez mais jovens, principalmente em mulheres fumantes ou com história de exposição exagerada ao sol.

O Fotorejuvenescimento ou Laser não Ablativo

Esta nova aplicação da energia luminosa é utilizada no rejuvenescimento da pele fotoenvelhecida e com alteração de pigmentação. Pode ser aplicada em toda a face, pescoço, mãos ou corpo. O laser atua sobre a pele e o colágeno, produzindo importante melhora em sua aparência. Diferentemente do tratamento tradicional, ele não possui período de recuperação, pois não há o processo de remoção da pele (ablação vem do latim, “ablatione” que significa arrancar).

Inicialmente uma fina camada de um gel especial é aplicada sobre a área. Flashes de luz de baixa energia são emitidos sobre a pele, atuando em todas suas camadas. É um procedimento rápido, praticamente indolor, realizado sem necessidade de internação ou anestesia e com recuperação imediata. A pele pode ficar levemente sensível, mas o paciente não tem sua rotina alterada. As manchas pré-existentes poderão ter sua pigmentação acentuada nos primeiros dias, voltando à tonalidade normal em pouco tempo.

Quais as indicações?
O Laser não Ablativo é capaz de atenuar de maneira efetiva os sinais de envelhecimento precoce da pele que se manifestam por alterações de pigmentação, sardas, pequenos vasos avermelhados, pequenas linhas de expressão, poros dilatados, além de cicatrizes de acne e até algumas alterações vasculares como a rosácea.

Apesar dos resultados poderem ser vistos a partir da primeira sessão, em geral uma média de três a cinco sessões são necessárias. Os benefícios do tratamento são duradouros e podem ser evidenciados ao longo do tempo.

O que ocorre com a pele?
A pele adquire uma textura mais suave ficando mais elástica, os poros ficam menos evidentes e as rugas finas e manchas são suavizadas. Ocorre uma reestruturação das fibras elásticas e do colágeno, proteína importante para a beleza e jovialidade da pele.

Quais as diferenças do Laser não Ablativo e os tratamentos convencionais?
A maioria dos tratamentos que busca a melhora da pele, sejam os peelings ou o laser tradicional, apresenta um período mais ou menos prolongado de recuperação, afastando ou limitando as atividades do paciente, fato este que não ocorre com este tipo de laser.
Apesar de representar mais um avanço no combate ao envelhecimento da pele, o Fotorrejunescimento ou Laser não Ablativo deve fazer parte de uma rotina de cuidados e prevenção da pele na busca de resultados naturais e duradouros, levando, em última análise, a uma melhor qualidade de vida.

Dr. Alberto Goldman CREMERS 14581
Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
Membro da International Society of Aesthetic Plastic Surgery
Membro da Sociedade Brasileira de Laser

 
< Anterior   Seguinte >
 

Av. Augusto Meyer 163 conj. 1203 • Bairro Higienópolis • CEP. 90550-110 • Porto Alegre / RS - Brasil • Fone/fax: +55 (51) 3342-7722 • Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email