28-Jun-2016
Início
Busca no site
Na Mídia
Fale conosco
Receba nossa Newsletter
Trabalhe Conosco
Publicações Científicas
 
A Evolução do Laser

A Evolução do Laser: Ele trata rugas, remove pêlos, manchas, tatuagens, vasos e, agora, também a gordura.
Físicos da universidade de Harvard conseguiram uma façanha inédita: controlar e dominar a luz. Há poucas semanas um raio de luz que viaja a 300 mil quilômetros por hora foi totalmente parado e, mais que isso, desviado para outro sentido. Este fato abre um caminho promissor para a já avançada tecnologia que usa a energia da luz e do laser. Cada vez mais presente em nosso dia a dia, a tecnologia laser marca sua presença também na medicina. É principalmente na cirurgia plástica e dermatologia que ela vem mostrando importantes avanços. A cada dia surgem novas indicações, seu uso está cada vez mais preciso e os resultados mais seguros.

Rugas
Utilizado há muitos anos, atua na pele produzindo importante rejuvenescimento. Novos aparelhos surgiram, tornando o tratamento mais seguro e preciso, além de encurtar o período de recuperação. Os principais equipamentos usam CO2 e Érbium e são capazes de atenuar rugas e manchas de pele.

Varizes e Vasinhos na face
Equipamentos utilizando vários tipos de laser e sua evolução – a luz pulsada, buscam o pigmento do sangue – a hemoglobina, promovendo a coagulação de pequenos vasos. Dessa forma, é possível tratar hemangiomas (manchas avermelhadas ou violáceas produzidas por vasos superficiais) e pequenas varizes.

Depilação Médica
No tratamento dos pêlos indesejados, o laser e também a luz pulsada buscam a melanina, principal pigmento do pêlo, e concentram sua energia ao nível das raízes, eliminando-as após algumas sessões. Com o desenvolvimento de novos equipamentos os custos tornaram-se mais acessíveis. Esta moderna tecnologia médica em depilação representa a via mais segura, confortável, rápida e precisa no tratamento dos pêlos indesejados, problema que acomete milhões de homens e mulheres no mundo todo.

Tatuagens
A energia luminosa concentra-se no pigmento da tatuagem que é destruída e eliminada pelo organismo. Apesar de todo avanço, ainda há limitações. O laser não consegue remover completamente todas as cores e tipos de tatuagens.

Laser não Ablativo (Fotorejuvenescimento)
A recuperação lenta da pele após a aplicação do laser representava um fator limitante ao tratamento. Atualmente, através de moderna tecnologia médica que utiliza o denominado laser não ablativo, consegue-se tratar pequenas rugas, lesões vasculares, suavizar manchas e melhorar os vincos e a textura da pele. O tratamento consiste na aplicação desta energia em toda a face, pescoço ou mãos sem necessidade de afastamento do paciente de sua rotina, pois nenhum tecido é removido, não há esfoliação. Em algumas sessões semanais de poucos minutos é possível ver os resultados. O tratamento é praticamente indolor. Não é necessária anestesia e a pele fica sensível durante um ou dois dias, não limitando o dia a dia do paciente. Recentes estudos utilizando o laser não ablativo mostram que ele melhora sensivelmente a textura da pele, promovendo a organização e produção de novas fibras colágenas.

Gordura – Laserlipólise
Esta nova tecnologia permite a retirada de gordura localizada e remodelação do contorno corporal utilizando um laser italiano de última geração. O laser é transmitido por uma microcânula de apenas um milímetro de diâmetro e rompe a delicada membrana que envolve a célula gordurosa, transformando-a em óleo. Normalmente, a laserlipólise é realizada sob anestesia local. A recuperação é rápida e com menos hematomas (pois o laser coagula os pequenos vasos sangüíneos, diminuindo a possibilidade de sangramento). Além disso, não requer internação. Esta verdadeira lipoaspiração à laser pode ser utilizada em todo o corpo ou associada a outras técnicas.

Microdermoabrasão
Modernos equipamentos associam as tecnologias do laser e da microdermoabrasão. Micropartículas de um pó abrasivo são lançadas de maneira controlada contra a pele enquanto a radiação laser promove a reorganização do colágeno. A microdermoabarsão com cristais de corundum (cristal de alta dureza) pode ser aplicada nas mãos e em toda a face, produzindo uma melhora na pele após algumas sessões. Suas principais indicações são o tratamento de rugas, cicatrizes de acne, estrias recentes e manchas.

Celulite e Fisioterapia
Estudos muito recentes mostram o benefício de um determinado tipo de laser que, aplicado sob a pele, é capaz de atenuar a celulite, suavizar edema após cirurgias e diminuir processos inflamatórios e dolorosos.

Novos avanços – Estrias e Acne
Pesquisas e recentes estudos mostram um futuro promissor do laser no tratamento de algumas outras alterações. Hoje, alguns equipamentos possuem pontas resfriadas trazendo menos desconforto e mais segurança à pele, além de scanners que propiciam mais precisão ao tratamento.

Entre as novas indicações encontram-se o tratamento da acne, das “olheiras” (que, em alguns casos, podem ser atenuadas), das estrias e das cicatrizes. Está também sendo utilizada na cirurgia da calvície, das orelhas em abano e de pálpebras.

Porém, apesar de todos estes avanços e em plena virada do milênio é importante ressaltar que esta, assim como toda tecnologia médica, possui limitações e pode trazer resultados indesejados. A medicina e as técnicas tradicionais continuam ocupando seu lugar mesmo na moderna medicina. Novamente é importante uma adequada avaliação, um bom relacionamento médico-paciente e bastante critério no momento de optar por qualquer tratamento médico, principalmente quando este utilizar a tecnologia laser.

Dr. Alberto Goldman
Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
Membro da International Society of Aesthetic Plastic Surgery
Membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia

 
Seguinte >
 

Av. Augusto Meyer 163 conj. 1203 • Bairro Higienópolis • CEP. 90550-110 • Porto Alegre / RS - Brasil • Fone/fax: +55 (51) 3342-7722 • Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email